Workshop_sobre_Imigração_e_Mercado_de_Trabalho_na_ilha_do_Sal_capa.jpg

Workshop_sobre_Imigração_e_Mercado_de_Trabalho_na_ilha_do_Sal.jpg

A Unidade Local para a Imigração no Sal, enquanto representação local da Alta Autoridade para a Imigração, e a Câmara Municipal do Sal realizaram um Workshop sobre “Imigração e Mercado de Trabalho”, na manhã do dia 16 de julho, visando promover a reflexão e o debate sobre a temática e reconhecendo o trabalho imigrante como motor importante de desenvolvimento da ilha do Sal.

A sessão de abertura contou com as intervenções da Dra. Jassy Sousa, Vereadora da Câmara Municipal do Sal para a área da Imigração, e a Dra. Carmem Barros, Presidente da Alta Autoridade para a Imigração.

No primeiro painel foi feita a apresentação do Estudo sobre a Imigração, Mercado de Trabalho e Atividade Económica e Empresarial em Cabo Verde, pelo Dr. Crisanto Barros e pelo Dr. José Marques, enquanto consultores responsáveis pela elaboração do referido estudo. A realização deste estudo resulta da iniciativa da AAI, I.P., no âmbito do Projeto Coop4Int, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD, através da Migration Partnership Facility.

Enquadra-se, ainda, numa das atribuições deste Instituto, a da promoção e realização de estudos e relatórios periódicos sobre a evolução e tendências da imigração, a mobilidade interna e a integração de migrantes, e teve como objetivo analisar a relação entre a imigração, mercado de trabalho e atividade económica e empresarial em Cabo Verde, e de uma forma mais específica, recolher dados sobre a proporção, características, condições e perfil da mão-de-obra estrangeira a laborar no mercado de trabalho nacional, segundo setores de atividade e os concelhos/ilhas de concentração.

O segundo painel, dedicado aos Desafios e Oportunidades de inserção laboral na ilha do Sal, contou com a presença do Técnico da AAI, Elton Gonçalves, que apresentou o Serviço de Empreendedorismo da AAI, e os apoios disponibilizados  para promover a integração dos imigrantes, através da inclusão económica e o acesso ao trabalho digno, de forma a que possam alcançar a sua autonomia financeira, e do Representante da Plataforma das Comunidades Africanas na ilha do Sal, Yaovi Julien Tavares Djagli,  que debruçou sobre os desafios da inserção laboral dos imigrantes na ilha do Sal, e destacou a contribuição dos imigrantes no diversos sectores de atividade e no desenvolvimento da ilha, enquanto oradores.